sábado, 15 de outubro de 2016

Cooperação X Competição



                                         Texto de reflexão.


   Por igor ribeiro ás 13:47 da tarde.



                           Cooperação X Competição

   Hoje dia 15 de Outubro de 2016, acordei com alguns pensamentos o qual me fizera refletir nesta bela manhã de sábado, e o qual quero compartilhar com vocês. Eu acordei ouvindo o meu pai conversando com o vizinho, e se tratava de futebol. E no momento em que eles conversavam eu percebi que eram times opostos, qual time era melhor e etc. Então eu refleti por alguns instantes:
    Realmente, nós ainda vivemos em plena alienação. Não estou querendo desmerecer ninguém, pois eu também estou incluído nesta alienação (No mundo das competições). E então perguntei a mim mesmo:
    Por que, por que tudo nesta vida tem que ser através de competições (Briga de Egos)?
    Por que sempre temos de competir, desde uma vaga de emprego até em uma crença no que acreditamos ser melhor que a outra?
    O que eu percebi é que no momento em que estamos competindo com algo nós saímos de nós mesmo para viver o conflito, as ansiedades e as perturbações causadas por nossas mentes.
    Quando passamos a competir nos esquecemos de nossos verdadeiros ideais e nos mergulhamos profundamente em nossos problemas, acreditando que somos os únicos coitados, deixados pra trás e perdedores. Uma pessoa que está o tempo todo competindo nunca tem tempo de olhar para seu irmão que caminha nas ruas abandonados pela sociedade, que por sua vez também estão competindo, seja nas empresas, nas religiões, na politica, nas propagandas de TV e etc. Agora por outro lado se uma pessoa para de competir com as outras pessoas e passa a dar o melhor dela para cooperar em algo ela não mergulhará profundamente em seus problemas psicológicos e verá que tem pessoas com situações piores que a dela.
    Uma das maiores ilusões de nossa sociedade (eu e você que está lendo) é a competição.
    Por que temos de competir em tudo o que fazemos?
    A competição nos trás ansiedade e tensão, medo de perder algo ou alguém, enfim, queremos satisfazer o nosso ego. E essa é uma das maiores ilusões que a humanidade adotou em seu comportamento, basta ligar a TV que você verá muita competição de emissoras, nas propagandas, nas novelas e etc. E nós humanos vemos as competições como um divertimento. Por isso muitos passam horas e horas assistindo campeonatos de futebol e outros tipos de esportes.
    Por outro lado a cooperação nos trás satisfação, confiança, leveza, e muito amor no que estamos fazendo. Por que a cooperação é ‘‘operar com.’’ Muitos desprezam os animais e os fazem inferior, mais vivem competindo o seu pedaço de carne não deixando que outros da mesma espécie cheguem perto senão ele ataca o mesmo. Diferente de alguns animais que cooperam para caçar uma grande presa juntando forças. Então quem é mais animal o homem ou uma hiena?
    Quando competimos com o outro de nossa espécie é por que deixamos de ser humanos e nos tornamos animais, pior que isso, por que os animais agem por extinto da natureza deles, mais nós homens possuímos a capacidade de raciocinar. Ou melhor, umas pequenas percentagens de humanos ascenderam à chama consciêncial, por que a grande maioria tem preguiça de se levantar, ‘‘ainda é muito cedo, deixe-me dormir mais um pouquinho e apaga a luz – dizem eles. ’’ Mais de tempos em tempos surge um ser de elevada consciência que olha para este sistema e diz:
     Está na hora de acordar, levantem-se. E ascende a luz novamente.
    Jesus, Sócrates, Gautama Sidarta, mahatma Gandhi entre outros...  Ascenderam a luz para que saíssemos da nossa zona de conforto, mais esperamos eles saírem para que apagássemos novamente e dormirmos mais um pouquinho. Até quando vamos continuar dormindo? Saiba que o seu sofrimento não é real, apenas uma ilusão criada por sua mente. Dê uma olhada nas crianças que passa fome na África, elas comem barro para sobreviver e ainda conseguem sorrir. Alí existe cooperação entre elas. Dividem um prato de comida mesmo passando fome. E outra ilusão é achar que só por que não está vendo o sofrimento delas não consegue sentir o sofrimento delas. Não há distancia para o sentimento, por que estamos todos conectados por fios invisíveis.
     Já está mais do que na hora de sairmos do estado de competição para aprendermos a cooperar com as outras pessoas. A cooperação está além dos cinco sentidos. É preciso despertar o sexto e o sétimo sentido para que haja cooperação ao invés de competição. No próximo texto passarei um exercício para que desperte alguns dos sentimentos mais elevados como o da compaixão e do amor incondicional. Esses sentimentos elevados estão muito além dos 5 sentidos, é preciso ascender o sexto e o sétimo para tal. O meu sonho é de um dia poder ver as pessoas cooperando umas com as outras sem a necessidade de competição, conflitos, contradições e indiferenças para com o semelhante.
    Fraternos abraços de Igor para todos.
    Muita paz e muita luz.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário